top of page
  • draconews

O banheiro e suas curiosidades

Com o passar do tempo esse ambiente foi mudando e se adaptando às modernidades do mundo. Antigamente, não existiam banheiros dentro das residências e comércios, as pessoas usavam penicos ou as famosas “casinhas” que ficavam do lado externo do ambiente.


A invenção do vaso sanitário


Essa peça foi inventada por um integrante da corte da Rainha Elizabeth I, chamado Sir John Harington, no ano de 1596. Bastante antigo, não?! No entanto, a patente foi registrada em em 1778, Joseph Bramah melhorou o invento de Harington, isso porque foi ele quem desenvolveu a válvula de descarga.


Banheiros para dinossauros?!


Especialistas em paleontologia desenterraram, na Argentina um gigante "banheiro público" criado no início da era dos dinossauros. Foi considerado o banheiro público mais antigo do mundo, os especialistas puderam, assim, mostrar que escolher um local específico para depositar seus dejetos naturais já era uma prática de animais e homens pré-históricos.


Museu dos sanitários


Fundada por Bindeshwar Pathak em 1970, a fundação Sulabh reúne mais de 50 mil voluntários dedicados a difundir o uso de vasos sanitários pela Índia. A organização sem fins lucrativos tem um museu dedicado à história do saneamento e dos banheiros.Na Índia, há um museu inteiramente dedicado para mostrar sanitários e o desenvolvimentos deles ao longo da história. Há modelos que datam o uso há 4.500 anos. Incrível, não é mesmo?!


Banheiros e seus nomes


No Brasil, costumamos chamá-lo de banheiro ou sanitário, mas esse ambiente tem outros nomes também, como "casinha", "necessário", "local de reflexão", "trono", etc. Os antigos israelitas chamavam o local "casa de honra" e os egípcios "casa da manhã"


Gostou dessas curiosidades sobre banheiros? Que tal compartilhar com os amigos?!


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Sobre

Draconews é mais um canal de comunicação para levarmos informações relevantes desse nosso amplo universo de atuação, Sanitários Coletivos e Lavatórios Profissionais.

Aqui você fica por dentro de tudo referente à Automação para esses ambientes, maneiras de promover economia de recursos, produtos e acessórios em Aço INOX, além da história e das tendências de design e decoração.

Receba dicas e novidades assinando nossa newsletter!

bottom of page