top of page
  • draconews

Vamos economizar água!?


água

É possível alcançar uma economia considerável do recurso com boas práticas de uso, como aposentar a mangueira na hora de lavar o carro e optar pelo bom e velho balde ou até mesmo reaproveitar a água da máquina de lavar para outras tarefas domésticas.


Separamos algumas dicas de como economizar água:


Na sua casa


Reaproveite a água da máquina de lavar


Quem deseja aprender como economizar água no dia a dia não pode esquecer da máquina de lavar. É possível economizar o recurso que foi usado no aparelho de diversas formas, como para lavar o chão ou usar a água da máquina de lavar para colocar outras peças de roupa de molho, para isso basta adicionar um pouco de sabão.


Defina um dia de lavar roupa


Outra forma eficaz de economizar água no dia a dia é definir apenas um dia para lavar roupas. Deixe as peças acumularem para só então ligar sua máquina de lavar. Se possível, separe os itens que podem ser lavados na mão, assim evita-se ainda mais o desperdício do recurso.


Lave o carro com um balde


Final de semana é dia de dar um trato no carro. A prática pode continuar, mas não precisa ser sinônimo de desperdício de água. Aposente a mangueira e aposte em um pano e balde com água para a tarefa. Além de ajudar o planeta, você economiza na conta no final do mês.


Tenha cuidado com a água virtual


Água virtual é aquela que é consumida no dia a dia e ninguém nem vê. Aparelhos eletrônicos, peças de roupa, produtos alimentícios etc são itens que precisam de água para serem produzidos, por exemplo. Uma simples calça jeans precisa de 11 mil litros de água para ser fabricada, enquanto um aparelho celular necessita de 16 mil.



Na sua empresa


Reformas no banheiro

Trocar as torneiras convencionais por modelos de pressão ou sensor, você pode economizar cerca de 60% a 80%. A reforma pode ir além, nos mictórios e descargas, dá para instalar válvulas de sensores e economizar até 60% de água.


Inspeção de vazamentos

Uma única torneira pingando gasta aproximadamente 45 litros de água em um dia. Por ano, são 16.000 litros desperdiçados. Um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete num cano da tubulação desperdiça até 3.200 litros por dia.


Um exemplo é criar uma força-tarefa entre os funcionários para que eles avisem quando depararem com algo fora do comum, como manchas de infiltração ou torneiras que não fecham direito. Outra recomendação é contratar uma empresa que preste serviços de caça-vazamentos quando a conta de água vier mais cara do que o normal.


Programas de conscientização


Muita gente sabe que economizar água é importante, mas não faz nenhuma ideia de por onde começar. Fazer reuniões curtas com os funcionários periodicamente é uma maneira de apresentar o assunto. Outra sugestão é criar e distribuir cartilhas sobre o tema.


Comece a economizar água com estas dicas práticas, ajude o planeta e, de quebra, reduza sua conta no final do mês.


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Sobre

Draconews é mais um canal de comunicação para levarmos informações relevantes desse nosso amplo universo de atuação, Sanitários Coletivos e Lavatórios Profissionais.

Aqui você fica por dentro de tudo referente à Automação para esses ambientes, maneiras de promover economia de recursos, produtos e acessórios em Aço INOX, além da história e das tendências de design e decoração.

Receba dicas e novidades assinando nossa newsletter!

bottom of page