NOVO NORMAL! E AGORA RH?

 

Departamentos enxutos são a realidade das empresas. Isso significa que a ausência de apenas um integrante já causa impacto na operação e sobrecarrega os demais.

Dentre os cuidados do RH, se destaca a atenção com a saúde física, mental e emocional dos colaboradores, pensando no bem individual e no coletivo. Para isso são desenvolvidos programas que estimulam a qualidade de vida, como a alimentação saudável, a prática de esportes, entre outros.

Enfrentamos agora um enorme desafio, frente a percepção que nos trouxe a Pandemia, do risco a saúde que traz a convivência em grupo.

Para enfrentar essa situação, caberá um esforço extra do RH, que deve liderar todo e qualquer esforço possível no sentido da higiene de todos os colaboradores. Tal elemento é crucial nos locais de trabalho principalmente através da orientação da necessidade de procedimentos de higienização, que já são considerados como o “novo normal”.

Preocupações que antes eram exclusivas a ambientes da saúde – como uso de máscaras, constante desinfecção das mãos, limpeza dos locais com produtos degermantes, entre outros, tornaram-se obrigatórios para todos os espaços. Há também que se evitar o toque em superfícies de uso comum, como biometria nas entradas, botões de elevadores e maçanetas, para evitar a Contaminação Cruzada, termo muito utilizado na área médica.

Há um local, de uso comum, onde sempre soubemos do risco da contaminação, um local onde essa consciência já se fazia presente antes da Pandemia, que são os Sanitários. Neles, o risco de contaminação é maior pois é lá onde todos se higienizam e onde ficam as sujidades. Curiosamente, em meio a tantas transições, são poucos os que estão atentos às mudanças necessárias nesse ambiente, talvez por pensarem que, por se tratar de um local de risco já conhecido, tudo o que devia ser feito já foi, ou até talvez por pensarem ser muito dispendioso uma melhoria nessa área.

O fato é que se trata do lugar de maior uso comum, e dentro do desafio atual da Higiene, requer atenção especial.

Mas há uma solução simples e viável. Estou falando da Automação do Sanitário, que elimina o toque do usuário na utilização dos equipamentos.

Segundo pesquisas realizadas pela universidade da Pensilvania, EUA, utilizar Torneiras, Saboneteiras e Papeleiras com Sensor, reduz a contaminação cruzada em 98%, além de estimular a lavagem das mãos após uso do sanitário, muitas vezes negligenciada. As Válvulas de mictório e de descarga com Sensor reduzem em até 9X o entupimento das louças e, por consequência, proporcionam uma melhor higienização ao passo em que diminuem a presença de bactérias.

Já a viabilidade, está no investimento. Muito diferente do senso comum, não se trata de um gasto alto, mas sim um investimento baixo, uma vez que, com a redução dos insumos como água, sabonete e papel, o retorno do investimento com a implementação da Automação dos Sanitários acontece em período curto, de 10 a 18 meses.

Todo e qualquer esforço no sentido da Higiene se faz necessário, não só para esse momento de crise, com certeza passageiro, mas em qualquer momento da existência da empresa. Com as novas necessidades e hábitos adquiridos, esse novo olhar veio para ficar. Quem se protege de COVID, se protege também de todos os demais vírus que já existiam, e sempre existirão.

Porém, com esse novo desafio que se apresenta, aquilo que antes estava nas mãos de outros departamentos se torna responsabilidade das áreas que tem visão ampla do significado da saúde do negócio. Se mostra necessário que estas, por sua vez, levem adiante as informações cruciais, que representam mais que a satisfação dos colaboradores pelo senso comum do cuidado com a higiene mas também a continuidade da empresa, que depende da disposição e do trabalho de cada um.

Somos todos colaboradores, e sabemos da satisfação de nos sentirmos atendidos nas nossas necessidades. O local de trabalho onde passamos a maior parte do dia, sendo um ambiente adequado ao enfrentamento da atual situação, será importante fator de satisfação e certamente essa percepção se fará completa ao encontrarmos os sanitários automatizados.

Por isso é essencial que todos estejam juntos e engajados para garantir o bom funcionamento da empresa, cercados de todos os cuidados necessários, e assim possamos retomar nosso dia a dia da maneira mais tranquila possível.

 

Escrito por Ricardo Dutra

 

A DRACO é uma indústria brasileira que, há 17 anos, se especializa em soluções para Automação de Sanitários e Lavatórios Profissionais, e está presente em milhares de estabelecimentos, como Shoppings, Aeroportos e Escritórios, além de Indústrias Farmacêuticas e Alimentícias, Hospitais e Clínicas. Estamos à disposição e no aguardo do seu contato para aquilo que fazemos de melhor, apresentar através de nosso trabalho consultivo soluções adequadas a cada necessidade.

 

www.draco.com.br

Curta esse post
Please reload

Posts Em Destaque

Sobre sanitários masculinos:

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Sobre

DracoNews foi desenvolvido para ficarmos mais próximos do nosso público alvo, você!

Nosso conteúdo é para quem busca dicas e informações sobre automação de sanitário, decoração, produtos em aço inox, economia de recursos, etc.

Visite nosso Show Room
Rua Heitor dos Prazeres, 231 São Paulo - SP 
 Fone (11) 3740 - 3650 
e-mail: contato@draco.com.br
© 2010 - 2018 DRACO