• draconews

Tipos de água encontradas na natureza


Ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas um tipo de água na natureza. Podemos encontrar na natureza águas de todo tipo: próprias e impróprias para o consumo, contaminadas, etc.


Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos.


É encontrada na Natureza, em seus três estados, Sólida nos Polos, Líquida, nos oceanos, rios e lagos, e Gasosa, na atmosfera. No estado líquido ainda podemos distinguir diversos tipos de água, distintas pelas concentração de sais minerais em solução, dada a sua característica química, se tratar de excelente solvente:


- Água salgada: É conhecida como água do mar. Possui grande quantidade de sais, acima de 3%, principalmente cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha.


- Água salobra: Água com salinidade intermédia entre a água salgada marinha e a água doce, isto é, com salinidade entre 0,5% e 3%. É, portanto, uma mistura de água doce com água salgada, encontrada em regiões de mangue, áreas alagadas próximas ao litoral. Não pode ser consumida pelo ser humano e é prejudicial a maioria das plantas.


- Água doce: É a água que encontramos em rios, lagos, riachos, com salinidade inferior a 0,5%. Muitas vezes de cor escura ou marrom, pois possui também grande quantidade de partículas e/ou terra dissolvida. Para ser consumida precisa passar por processo de tratamento específico. O Brasil é um país rico em água doce, graças a grande quantidade de rios e lagos.


- Água destilada: É produzida de forma artificial pelo processo de destilação, ou seja, condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação de água. Enquanto que a água que bebemos é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é uma substância quase totalmente pura, onde há a presença de apenas H2O, pois a destilação elimina os sais. Na natureza, ela se forma durante o processo de chuva. É uma água muito usada em baterias de automóveis ou como reagente industrial.


A Água potável, a razão da criação do dia Mundial da Água, que se destina a conscientização da sua importância, pode ser retirada de fontes naturais, ou conseguida através de processos de tratamento, de forma a eliminar excessos de sais, sujidades e elementos nocivos à saúde. E é justamente essa água, que é um RECURSO FINITO, da qual depende a nossa sobrevivência!

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Sobre

DracoNews foi desenvolvido para ficarmos mais próximos do nosso público alvo, você!

Nosso conteúdo é para quem busca dicas e informações sobre automação de sanitário, decoração, produtos em aço inox, economia de recursos, etc.

Visite nosso Show Room
Rua Heitor dos Prazeres, 231 São Paulo - SP 
 Fone (11) 3740 - 3650 
e-mail: contato@draco.com.br
© 2010 - 2020 DRACO