- draconews
Banheiro público mais antigo do mundo
Um gigante "banheiro público" criado no início da era dos dinossauros foi desenterrado na Argentina. O local, usado há 240 milhões de anos, é tido como o "banheiro público mais antigo do mundo" e é também a primeira evidência de que antigos répteis dividiam o mesmo local para fazer suas necessidades.
O excremento animal traz indícios da dieta pré-histórica, de doenças e da vegetação local, diz o estudo, divulgado na publicação científica Scientific Reports.
Coprólitos, fezes fossilizadas de dinossauros, medindo cerca de 40 cm e pesando vários quilos, foram encontrados em sete áreas enormes por toda a Formação Chañares, na província La Rioja.
Alguns tinham o formato de salsicha, outros eram mais ovais, com cores que variavam de branco acinzentado a marrom arroxeado escuro.
Coprólitos pré-históricos não são novidade, mas é extremamente raro encontrar uma acumulação tão antiga e substancial como esta, porque fezes se degradam muito facilmente. Uma camada de cinza vulcânica preservou os montes de fezes "como Pompeia", disse Fiorelli.