Aço Inoxidável
Walt disney Concert Hall, Los Angeles
O aço inox foi inventado em 1913 pelo metalurgista Harry Brearley na Inglaterra. Em suas pesquisas Brearley descobriu uma liga resistente à corrosão cuja composição era formada por vários elementos químicos, tendo como elemento principal o Ferro. Mas o que caracteriza um Aço como sendo Inox é o fato da liga ter um mínimo de 10,5% de Cromo em sua composição, o que confere sua resistência à corrosão.
Inicialmente, o uso do aço inox era destinado à confecção de talheres, que até então eram fabricados com aço carbono que, devido aos ácidos presentes nos alimentos, se corroíam com facilidade.
Hoje, sua aplicação é muito mais abrangente, se tornando um material facilmente encontrado em diversos tipos de lugares. Dentre eles podemos destacar:
Indústrias: peças para automóveis, eletrodomésticos, fabricação de máquinas para os setores alimentício, químico e barreiras sanitárias;
Hospitais: móveis, aparelhos e equipamentos cirúrgicos.
Construção Civil: acessórios para sanitários, revestimentos, pias, esquadrias, corrimãos, fachadas, placas de sinalização, escadas e diversos outros.
O Aço Inox vem se tornando cada vez mais atrativo por sua beleza, presente no acabamento de diversos produtos, além de conferir robustez, durabilidade, sustentabilidade e ainda proporcionar excelentes condições de higiene.