• draconews

Lei federal 13.647 obriga uso de torneiras de acionamento automático


Um dos principais vilões quando o assunto é consumo de água são os sanitários coletivos, presentes em shoppings, instituições de ensino e diversos ambientes com grande fluxo de pessoas. Nestes locais, uma torneira ou válvula de mictório convencionais (¾ de volta) consomem no mínimo 6 litros de água por minuto e uma válvula de descarga direta pode consumir de 10 a 15 litros em cada acionamento.


Mas como reduzir todo este desperdício de água sem abrir mão do conforto dos usuários na utilização? A substituição dos equipamentos manuais por torneiras e válvulas com acionamento e fechamento automáticos podem reduzir o desperdício e gerar uma economia de 75% nos pontos de consumo.


Esta preocupação com o desperdício de água tornou-se algo tão sério que virou lei. Desde 9 de abril de 2018, todos os sanitários de uso coletivo construídos em prédios públicos ou privados passaram a ter de possuir torneiras com fechamento automático que evitem o desperdício de água, de acordo com a Lei federal nº 13.647:2018 e sua fiscalização deverá ser exercida pelo órgão competente de cada município.


Aos prédios que não aderirem à esta nova lei não será concedido o Habite-se, documento da prefeitura que autoriza o uso da edificação. Ou seja, com essa medida o objetivo vai muito além de reduzir somente o desperdício de água nas edificações, mas também reduzir o risco de colapso no abastecimento hídrico que, sem dúvida, pode tornar-se uma ameaça real para os próximos anos.


Conheça alguns modelos de equipamento automáticos que auxiliam a reduzir este desperdício de água, sem perder o conforto e a eficiência na utilização.


Torneiras Sensorizadas


Dispensam apenas 4 litros de água por minuto e possuem tempo de fechamento programável.

Veja os modelos de torneiras com sensor DRACO







Válvulas de Mictório Sensorizadas

Possuem vazão econômica de 0,4 a 1 litro por descarga e ainda reduzem o risco de entupimentos das louças, já que seus acionamentos automáticos não permitem que a urina acumule nas tubulações.

Veja os modelos de Válvulas de mictórios com sensor DRACO




Válvulas de Descarga Sensorizadas

Dispensam apenas 6 litros de água por acionamento, resultando na redução de 40 a 60% da vazão de água.

Veja os modelos de Válvulas de descarga com sensor DRACO


Posts Em Destaque
Posts Recentes

Sobre

Draconews é mais um canal de comunicação para levarmos informações relevantes desse nosso amplo universo de atuação, Sanitários Coletivos e Lavatórios Profissionais.

Aqui você fica por dentro de tudo referente à Automação para esses ambientes, maneiras de promover economia de recursos, produtos e acessórios em Aço INOX, além da história e das tendências de design e decoração.