top of page
  • Ricardo Dutra

A complexidade das escolhas: triviais, nem as torneiras!

Como eleger a melhor opção para lavatórios profissionais



Vivemos num mundo com muitas opções para tudo. Isso significa, que cada vez é mais complexo decidir o que é melhor para a nossa necessidade. Ao entrar em uma loja de celulares, por exemplo, tamanha é a quantidade de opções, que fica difícil saber por onde começar.


Numa obra, seja ela de grande ou médio porte, não seria diferente. Administrar locais com alto tráfego de pessoas é um desafio à parte, e por isso, projetar este tipo de ambiente requer as escolhas certas. Muita gente, muito uso, muito consumo, vandalismo, reclamações, manutenção e limpeza são apenas alguns dos desafios diários de quem vive essa rotina.


Sendo assim, por onde começar quando o assunto é a escolha da torneira ideal para este tipo de ambiente? O primeiro passo é saber que num local com alto e médio fluxo de pessoas, ainda mais em tempos pós-COVID, é necessário pensar em segurança e conforto. E não existe nada mais seguro e confortável para um usuário de um sanitário coletivo ou lavatório profissional do que uma torneira com sensor, onde não é necessário o toque e ainda diminuímos a exposição a vírus e bactérias.


Com relação às Torneiras com Sensor, existem diversas opções, cada uma com suas características para atender às diversas necessidades de aplicação. E mesmo sendo mais difícil de escolher entre tantos modelos, a diversidade de opções é benéfica, pois se trata da evolução das soluções, que agora se baseiam na performance e no resultado para a aplicação para qual cada modelo foi desenvolvido.


Um olhar desatento ao verificar essa diversidade de modelos pode entender que se trata de diferenças para agradar gostos pessoais. Mas bem longe disso. A seguir, analisando as necessidades de diferentes áreas de aplicação, trago alguns exemplos.


SANITÁRIOS COLETIVOS E VESTIÁRIOS. Desde os mais luxuosos, àqueles despretensiosos, ambos precisam atender as mesmas necessidades de operacionalidade. E quando digo operacionalidade, devemos ter em mente o alto consumo de insumos, a enorme quantidade de utilizações dos equipamentos e o frequente vandalismo. Para isso, desenvolvemos em nossa empresa, um modelo chamado Torneira ECO PRO de bancada. Ele possui um regulador de vazão de água com versões de 4 litros/min na versão convencional e 1,8 litros/min na versão LEED, o que significa muita economia de água. Seu acionamento pelo sistema HTEC de detecção infravermelho, elimina a necessidade de contato manual, proporcionando conforto ao usuário e durabilidade ao produto, que aciona e desaciona o fluxo de água através de sistema de eletroválvula hidro assistida. Há também o sistema de dupla fixação da Bica e do Módulo PRO, que evita o vandalismo comum.


Em LAVATÓRIOS DE CENTROS CIRÚRGICOS, onde o cirurgião e toda equipe fazem a higienização das mãos, são necessários equipamentos confiáveis e confortáveis. Isso porque a antissepsia é um processo fundamental, básico e de tempo relativamente longo. Para esta questão, desenvolvemos a Torneira Clinical Mix ON/OFF, que tem um acionamento diferenciado através do sistema HTEC S, pois a aproximação das mãos do sensor liga um fluxo constante, que só é interrompido com uma nova aproximação. Isso, aliado à possibilidade de ajuste da temperatura da água através do sistema de mistura, garante o conforto na delicada operação de enxague após longa escovação.


Nas BARREIRAS SANITÁRIAS, onde centenas ou milhares de colaboradores passam antes de acessar a área fabril, seja de frigoríficos, indústrias alimentícias ou farmacêuticas, as torneiras precisam ser robustas para suportar a operação constante, proporcionar obviamente a higiene e aquilo que talvez não seja tão óbvio: o conforto ao colaborador, que por diversas vezes ao longo do dia entra e sai da área fabril, devendo portanto repetir a operação de higienização. Foi pensando em todas estas necessidades, que desenvolvemos a Torneira Water Matic, construída em Aço INOX 304, que confere robustez mecânica. Esta característica, aliada ao formato arredondado da peça, facilita a constante higienização do produto e o torna resistente a esse processo e aos agentes químicos utilizados. Sem falar do fator de proteção IP55, que garante o bom funcionamento da parte eletrônica nesses ambientes. Seu acionamento através do sistema HTEC de detecção infravermelho torna desnecessário o toque do usuário, seja para abertura, seja para o fechamento, eliminando assim a contaminação cruzada. É muito importante ressaltar que o fator de conforto ao colaborador é, portanto, fator de estímulo à lavagem das mãos.


Como observamos nos exemplos acima, a complexidade nas escolhas está no fato de se entender a real necessidade e o que há de melhor para atendê-las. Cabe então ao arquiteto, engenheiro ou técnico de manutenção buscar informações para que seja feita a escolha certa, e, portanto, utilizar a melhor solução para as especificidades daquela necessidade.


Para que quem procura tenha a certeza de que terá a melhor solução, abri mão de ter vendedores em nossa empresa, para ter um time de consultores. A diferença destes dois profissionais está no fato de que os últimos são especialistas em indicar o melhor produto para cada necessidade do cliente. Eles se dedicam a transferir o conhecimento adquirido ao longo de anos de atuação e acompanhamento do dia a dia de milhares de estabelecimentos como shoppings, aeroportos e escritórios, além de indústrias farmacêuticas e alimentícias, hospitais e clínicas.


Com isso, respaldam a compra do início ao fim, trazendo todas as informações para a melhor decisão.

Mais do que diferenças técnicas, as torneiras trazem características diversas para atender às necessidades daqueles impactados pela sua operação e utilização, seja o usuário, o manutencista, a equipe de limpeza e até o administrador dos espaços.


Ricardo Dutra é sócio-fundador da DRACO, uma indústria brasileira que há 18 anos se especializa em soluções para Automação de Sanitários e Lavatórios Profissionais.


Para saber mais, Clique no link abaixo.



Posts Em Destaque
Posts Recentes

Sobre

Draconews é mais um canal de comunicação para levarmos informações relevantes desse nosso amplo universo de atuação, Sanitários Coletivos e Lavatórios Profissionais.

Aqui você fica por dentro de tudo referente à Automação para esses ambientes, maneiras de promover economia de recursos, produtos e acessórios em Aço INOX, além da história e das tendências de design e decoração.

Receba dicas e novidades assinando nossa newsletter!

bottom of page